Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de junho de 2010

A CULPA É MINHA !

Venho através desta, assumir em publico a culpa pela barbárie que ocorreu no Rio de Janeiro, com o menino de seis anos.
Eu Professor da escola publica por mais de onze anos, sempre trabalhei para uma pequena porcentagem das minhas salas, pois acreditava que apenas alguns tinham condições de apreender e aqueles outros que por diversos motivos, desnutrição, favelados, carentes afetivos, filhos de pais separados etc. Não eram dignos de acompanharem minhas magníficas aulas conteudistas.
Quantos alunos eu coloquei para fora da minha sala, empurrando o problema para os diretores, tantos eu não os levei a evasão por sucessivas reprovações fruto das minhas avaliações classificatórias , que por sinal eles sempre eram os últimos colocados.
E outros quantos alunos eu sentenciei a mesma sorte, inclusive aconselhando - os a ingressarem brevemente no mercado de trabalho, pois como já disse antes eles não tinham competências para o estudo.
Sou culpado mesmo, pois reclamava do salário baixo e justificava minha falta de compromisso com a escola, dizendo que tinha que dar muitas aulas, para poder sustentar meu padrão social, quer dizer material, mas meu crime torna-se culposo quando vou para Pós-Graduação e torno-me Mestre e posteriormente doutor em formigas de “Bunda amarela do lado oeste do Rio Tiete, pois as de Bundas vermelhas não pude estudar não conseguiria dar conta das burocracias e idiossincrasias que a universidade me cobrava. E como um reprodutor inconseqüente fui formando pseudo-professores, que assim como eu passaram a lecionar para outros poucos alunos capazes.
Quantos marginais eu formei com minha autoritária pratica docente? O pior é minha culpa indireta, Os poucos cidadãos formados por mim, eles sem senso critico, anestesiados pela sublimação intelectual que eu os submeti, agora são selvagens capitalistas, consumistas que dão esmolas para os estudantes das ruas que fazem mala bares ou esmolam a fome nos semáforos, esses também foram meus alunos, mas como o importante era o vestibular não tive tempo de conversar com eles sobre valores, moral, ética ou virtudes afinal Sociologia e antropologia não são conteúdos dos vestibulares e se for não é assunto da minha disciplina, e eu não dou conta nem de passar meus “próprios conteúdos” era minha justificativa.
Esses todos, cidadãos formados por mim, elegeram Collor, Roberto Jefferson, José Dirceu, Maluf, Palloci, Pitta e muitos outros que não posso citar porque não foram condenados ou saíram através de um lobby Judicial. Esses políticos, ou melhor, politiqueiros reduzem os salários dos educadores e aumentam a taxas de juros ou o criam os Cpmf. Sabe quem foram seus professores? Quem os ensinaram ética, moral caráter eu vou dizer: foram alunos dos meus colegas de docência. Que também devem ser meus cúmplices nesta crueldade.
Para Finalizar aprendi novas formas de torturas, nas sugestões dos meus comparsas que justificavam crueldades, pena de morte e outras dilacerações como forma de justiça, solidarizando com a mãe do menino de seis anos, estranho e ninguém se colocar no lugar da mãe do marginal. Ah desculpe marginal não tem mãe é um filho da P.; como disse os apresentadores de programa sensacionalistas das emissoras de TV.
Peço desculpa para sociedade, pois alguns colegas sócio-construtivistas sempre me diziam que aquelas aulas causariam danos irreparáveis para meus alunos o que na verdade descobri e que elas causam violência e caos na sociedade.
E você meu amigo leitor tem culpa nisso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário